17 abril 2007

Lançamentos imperdíveis hoje

Serão lançadas hoje, em Brasília, duas revistas importantes sobre literatura. A Grumo, que congrega reflexões brasileiras e argentinas, chega ao número 5 com o tema “literatura e imagem” e traz textos de Paloma Vidal, Denílson Lopes, Adrián Cangi, Ivana Bentes, Gonzalo Aguilar, entre outros.











Já o número 28 da revista Estudos de literatura brasileira contemporânea, editada pela profª Regina Dalcastagnè, da UnB, tem como tema “literatura e resistência” e traz o artigo "Velhice e marginalidade: a narrativa da experiência sucateada em Lembrancinha do Adeus, de Julio Ludemir", de Susana Moreira de Lima, uma entrevista com Milton Hatoum, feita por Francismar Ramiréz Barreto, Maria Isabel Edom Pires, Mônica Kalil e Sara Freire Simões, e resenhas sobre Joana a contragosto, de Mirisola, assinada por Anderson Luís da Mata, Contos cruéis, organizados por Rinaldo de Fernandes (essa é minha), e Pena de aluguel, de Cristiane Costa, assinada por Virgínia Leal. Destaque ainda para o artigo da profª Cíntia Schwantes, com o título "Preto no branco: as relações inter-raciais em As horas nuas e O eco distante da tormenta" e outros sobre a literatura de Fernando Bonassi, Patrícia Melo e Sérgio Sant'Anna.

Juntas, e acompanhadas pela exibição do curta-metragem Diário do sertão, de Laura Erber, as revistas farão a noite de hoje no Balaio Café (201 Norte), a partir das 19h.


Mostra de filmes espanhóis

Começa hoje a Mostra de Documentários e Curtas-metragens Espanhóis, no CCBB. Até 22/4, o público confere fitas como Em Construção, de José Luis Guerín, Metrô, de Achero Mañas, Polígono Sul (a arte das três mil), de Dominique Abel, e 7:35 da manhã, de Nacho Vigalondo. A entrada é franca e os filmes são legendados em português.

Um lamento literário

No dia 10/4, recebi mensagem de Afonso Borges lamentando a suspensão (temporária?) do projeto Sempre um papo, em Brasília. A Caixa Econômica não renovou o patrocínio da iniciativa e, agora, junto com o jornal Correio Braziliense, parceiro do projeto, Borges procura outro patrocinador. Cerca de 70 encontros foram realizados durante os três anos em que o Sempre um papo esteve no ar, e alguns deles foram exibidos pela TV Nacional. Entre os de maior sucesso, sem dúvidas está o que trouxe Luiz Fernando Veríssimo para conversar com o público. Os organizadores precisaram preparar uma seção extra para “abrigar” os interessados que permaneceram na fila até o fim do bate-papo.

Nenhum comentário: