Semana negra e louca na UnB
Centro de Convivência Negra da UnB aproveitou o 13 de maio para promover a Semana de arte negra, com oficinas, palestras, cinema, fotografia e outras formas de expressão artística. Para participar das oficinas, que têm limite de participação, é necessário inscrever-se, gratuitamente. Informações pelo telefone 3307 3971. Veja a programação abaixo.
15/5
Oficina de pintura – Oficina com temática de motivos negros, africanos e afro-brasileiros, de forma a valorizar esta modalidade artística na história da arte negra. Aberta ao público mediante inscrição. Máximo de 15 vagas. No Centro de Convivência Negra, das 9h às 13h.
Batucatá – apresentação de bloco de percussão ao longo do ICC (Sentido Sul/Norte), das 13h às 14h com o Grupo de Percussão Batucatá
Oficina de teatro – Enfoque para a visualização da arte negra possível nesta modalidade artística e a expressão corporal, vocal e cênica, voltada para a discussão da diversidade e da negritude. Aberta ao público, no Centro de Convivência Negra, das 14h às 18h.
16/5
Oficina de Percussão – Promoção da expressão artística da música, com enfoque para a questão cultural da construção da identidade e do espaço do negro na arte. Aberta ao público, mediante inscrição prévia gratuita e apresentação musical posterior à oficina. Na Concha Acústica do IDA, das 9h às 12h e das 14h às 18h com o Grupo de Percussão Seu Estrelo.
Exibição de filme “Quanto Vale ou É Por Quilo?” – parte do projeto da Quinta Sem Preconceito, esta semana excepcionalmente na quarta-feira. Aberto ao público, das 12h às 14h, na sala de Vídeo do CCN.
17/5
Oficina de Mancala – jogo milenar de origem africana, com objetivo de despertar, de maneira lúdica, a consciência da cultura e história africana. Aberto ao público, das 9h30 às 11h30, na Sala de reuniões do CCN.
Oficina de grafitti/rap/break – intervenção cultural no campus com finalidade de divulgar, valorizar e visualizar estes setores da arte negra, sua história e atitude. Aberta ao público. Ceubinho (entrada ICC Norte), das 12h às 14h, com Família Hip Hop.
Oficina de Argila – Palestra sobre arte negra, seguida de produção de esculturas em argila com enfoque na temática da arte negra. Aberta ao público, com limite máximo de 20 pessoas, mediante inscrição prévia gratuita. Na Maquete, de 14h às 18h.
18/5
Palestra “Estética negra” – O professor Nelson Inocêncio vai expor a evolução histórica e significados contemporâneos da arte negra brasileira, a partir de uma ótica política e social, abordando aspectos estéticos e analíticos da arte. Aberta ao público, no Auditório do IDA/VIS, das 10h às 12h.
Sarau de Arte Negra – festa com inclusão de apresentações teatrais, musicais, declamações, performances, dentre outras expressões artísticas, simbolizando a urgente necessidade de liberdade de expressão e reconhecimento cultural de que depende a comunidade negra brasileira. Aberta ao público, na Praça Chico Mendes, das 16h às 20h.
Oficina de poesia – dia 18/5, das 14h às 16h, na Concha Acústica do IDA.
Exposição art(vismo) negro
Coletiva de artistas negros com curadoria de Nelson Inocêncio, no Espaço Piloto IDA/VIS/UNB. Abertura dia 14/5 às 20hs com visitação de 15 de maio a 16 de junho.
O Grupo de Intervenção Precoce nas Psicoses e o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep) realizam a Semana da luta antimanicomial, também entre 14 e 18/5. Estão previstos debates, minicursos, exibição de filmes e eventos culturais. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição. Outras informações pelo telefone 3307 2625, ramal 614.
15/5
10h – Minicurso: Pensamento e Vida, Pensamento e Loucura, com Rogério Basali, mestre em Filosofia pela UnB, da Escola Livre de Filosofia, no Anfiteatro 2 (ICC Sul) da UnB
12h – Exibição dos filmes Pare, Olhe e Escute; Os Três Mosqueteiros; Reinauguração do CAPS (filmes realizados pelos usuários do Caps-AD de Niterói, RJ), no Anfiteatro 15 (ICC Norte) da UnB
14h - Debate Programa de Volta Pra Casa: Uma Experiência Filmada. Com Luiz Cláudio Malafaia (usuário do serviço, diretor dos filmes realizados no Caps-AD de Niterói), Mauro Lúcio (cineasta, oficineiro do Caps-AD de Niterói), Anunciação (diretora do programa de Volta pra Casa do DF). Mediador: Henrique Bessoni (mestrando em Psicologia Clínica – Grupo de Intervenção Precoce nas Psicoses - GIPSI), no Anfiteatro 2 (ICC Sul) da UnB
16/5
9h - Debate Vamos Fechar o Hospital Psiquiátrico! (?). Com Florianita Braga (psicóloga Sanitarista pela FIOCRUZ, militante da luta antimanicomial), Ricardo Lins (diretor do Hospital São Vicente de Paula), Gismaír Ana de Castro (usuária do Serviço de Saúde Mental, militante da luta antimanicomial), Edmar Carrusca (psicólogo, e membro do Conselho Regional de Psicologia). Mediadora: Eliane Seidl (IP/UnB), no Anfiteatro 2 (ICC Sul) da UnB
12h – Exibição do filme Equus, no Anfiteatro 15 (ICC Norte) da UnB
14h – Exibição do filme Estamira: Os subterfúgios da mente humana para sair de uma realidade absurda, seguida de debate. Com Rogério Basali, Aldo Benvindo (Ministério do Desenvolvimento Social), Ileno Izídio da Costa (PCL-IP/UnB), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga. Haverá ônibus saindo do ICC Sul para o hospital com retorno.
17/5
9h - Espaço AION: Espaço de Reflexão, Prática e divulgação em Filosofia Artes e Humanidades. Tema: Loucura. Com Lúcia Pulino (PED-IP/UnB), no Caps do Paranoá.
12h – Exibição do filme The Wall, no Anfiteatro 15 (ICC Norte) da UnB
14h - Debate Serviços Substitutivos: Outra Possibilidades de Atendimento. Com Karine Porto (Ministério da Saúde), Karla – (Caps de Taguatinga), Luciano Lira (Usuário do Serviço de Saúde Mental de Campinas e militante da luta antimanicomial), Rita Martins (Economia Solidária, Ministério da Saúde) e Breno Santos (Grupo Enlace), no Anfiteatro 2 (ICC Sul) da UnB
16h - Apresentação A Arte dos Psicóticos. Com Nelson Maravalhas, (IdA/UnB) - Doutorado sobre a Arte dos Psicóticos na University of Kent at Canterbury, no Anfiteatro 2 (ICC Sul) da UnB
18/5
10h - Batucada de Encerramento na Praça do Relógio. Com bandas Pé de Cerrado, Circo do Zé e A Troça Somos Nós, e Feira dos Serviços de Saúde.
12h – Exibição do filme Paris, Texas, no Anfiteatro 15 (ICC Norte) da UnB
16h – Debate Fechamos Manicômios, Reformamos os Serviços, e agora?. Com Ileno Izídio da Costa (PCL/CAEP/IP/UnB), Antônio Lancetti, (SP), Marcelo Tavares, (PCL-IP/UnB), e Tânia Grigolo (Assessora do Ministério da Saúde). Mediadora: Maviane Ribeiro, Mestranda PCL/IP/UnB/GIPSI, no Anfiteatro 5 (ICC Sul) da UnB
18h30 - Sarau Esquizo - Performances, pintura, Dança, Poesia, em frente ao Centro Acadêmico de Psicologia, no ICC Sul da UnB
Sábado, dia 19
19h - Ritmos Insensatos. Perfomance com Fabiane Borges e mais, no Balaio Café (201 norte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário