14 abril 2008

Lançamentos de hoje

Para lembrar: Regina Dalcastagnè lança hoje Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea, por ela organizado. O livro reúne ensaios sobre literatura de pesquisadores do Brasil e do exterior. No mesmo local e hora, será lançado O nascimento da política moderna: Maquiavel, Utopia, Reforma, do professor Luis Felipe Miguel. Hoje, 14 de abril, a partir das 19h, no Carpe Diem (104 Sul, Bloco D).

Esquina fechada

Soube com atraso e transmito pesarosa a notícia de que a livraria Esquina da Palavra fechou suas portas, depois de seis anos de pulsação literária. Mais uma que perde espaço para as grandes redes. Abaixo, o e-mail de despedida de Lourenço Flores, o dono. E veja aqui, aqui e aqui alguns lamentos.

Foi uma jornada e tanto. Daquele 23 de fevereiro de 2002, com uma apresentação sensacional da Elisa Lucinda, até hoje, 31 de março de 2008, a Esquina da Palavra valeu uma vida. Estou fechando a livraria com um tremendo orgulho por esse período todo. A alegria que encontrei aqui, os amigos que fiz, a pequena parcela na vida de cada um de vocês, os livros editados, os autores que aqui autografaram - não tenho como não falar da Valéria Grassi, das adrianas Falcão e Lisboa, do Marçal Aquino, do Bonassi, do John Gledson, do Ismail Xavier e tantos outros que é até injusto citar só alguns -, leram seus livros, beberam e curtiram esse canto de Brasília, até mesmo essa agonia financeira que muitos de vocês viram acontecer, tudo isso vai ficar para sempre comigo.
Queria agradecer a todo mundo que esteve aqui, bateu papo, ouviu algumas leituras de um livreiro que às vezes se empolgava e desandava a falar sem parar, participou do Cinema na Esquina, viu alguns dos shows que fizemos aqui ao lado, ao ar livre (do Beto Só - com Solitários Incríveis e sem Solkitários Incríveis - ao Eduardo Suplicy, em um improvável dueto com o também senador Marco Maciel na indefectível Blowin' the wind, acompanhado pelo Supla e pelo João, passando por todos os demais amigos que aqui deixaram suas marcas - como o povo do Bois de Gerião, Proto, Phonopop, Watson, Superquadra, Disco Alto, ...). Àqueles que torceram pelo sucesso da Esquina e até emprestaram um pouco para tentar fazer com que ela ficasse de pé (a alguns que ainda não foram pagos, por favor, saibam que os pagarei religiosamente). A todos, só posso dizer obrigado.
P.S.: Nos próximos sábado e domingo, dias 5 e 6, a partir das 9h, estarei fazendo uma queima dos livros que ainda tenho aqui - todos com 50% de desconto. Quem quiser, por favor apareça.


Prêmios literários

Estão abertas as inscrições para dois prêmios literários: o 6° Concurso literário de contos e poesias, da editora Guemanisse (informações aqui), e o Prêmio Off FLIP de literatura 2008 (aqui).

Nenhum comentário: