18 outubro 2006

São Paulo badalada

Começa amanhã o mega evento Baladas Literárias, em São Paulo. Idealizado por Marcelino Freire, tem como objetivo reunir escritores, músicos, atores, dramaturgos em lançamentos, debates e, principalmente, cervejas, na Vila Madalena e na Praça Roosvelt. A balada começa com o lançamento do livro Sonho interrompido por guilhotina (ed. Casa da Palavra), de Joca Reiners Terron, na Mercearia São Pedro, a partir das 20h. No dia 20, destaque para a mesa n° 3, em que Xico Sá recebe Nelson de Oliveira, Santiago Nazarian e Sérgio Sant’Anna (às 17h, na Livraria da Vila). Em seguida tem o lançamento da antologia Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (ed. Garamond), organizada por Rinaldo de Fernandes. Nela, alguns nomes da nova geração, como André Sant'Anna, José Rezende Jr. e Marcelino Freire, e da geração anterior, como o grande escritor cearense Nilto Maciel (às 20h, na Mercearia São Pedro). Dia 21,
Ivana Arruda Leite recebe Flávio Moreira da Costa, Luiz Roberto Guedes e Rinaldo de Fernandes (às 10, na Livraria da Vila). O poeta mato-grossense-brasiliense Nicolas Behr participará da mesa seguinte, às 14h30, no mesmo local. As Baladas seguem até o dia 31. Para saber das outras atrações, clique aqui.

Depois do fantasma, a guerra

Maria José Silveira lança em Brasília, em 31/10, o livro Guerra no coração do cerrado (ed. Record). Dela, estou lendo neste momento O fantasma de Luis Buñuel (ed. Francis), que conta a história de um grupo de amigos que conviveram na Brasília dos anos 1960, sob a Ditadura Militar. Um bom romance (ainda não terminei) e um belo registro histórico. O lançamento acontece a partir das 19h30, na Fnac do Park Shopping.

Vaga Lume

Acabo de conhecer, por aqui, a Associação Vaga Lume, ong que tem como missão promover o desenvolvimento cultural e educacional de comunidades rurais e contribuir com a troca de conhecimento entre a população da Amazônia e outras regiões do país. Entre as atividades, há algumas que têm como foco o incentivo à leitura. Vale conhecer o projeto Expedição Vaga Lume e passear pelo site.

Nenhum comentário: