22 dezembro 2006

Um romance para a nossa geração

Acabo de saber (com certo atraso) que um dos melhores livros da literatura brasileira, Um romance de Geração, de Sérgio Sant'Anna, está sendo filmado. O longa, produção independente, é de David França Mendes e promete arrasar (se usar algo muito inovador pra traduzir a energia e os entrelaçados do livro) ou virar o fiasco do ano (e o risco é grande, porque o livro é muito denso e difícil até de comentar). Mas vamos deixar a crítica para depois. Por enquanto, acompanhe aqui as novidades sobre o filme. E leia o livro, que é coisa de gênio.

TV universitária

Uma matéria do Correio Braziliense de hoje me chamou a atenção: um canal com programação feita por estudantes e professores da UnB já está no ar. E a galera é animada: o Márcio Garapa eu conheço do meu tempo de FAC. Se a energia continuar a mesma, é imprescindível dar uma espiada nos programas. Educar, divertir e informar são os pilares. Segundo declaração de Garapa, a idéia é "experimentar novos formatos que não têm espaço na televisão comercial". A conferir: Canal BSB (6 da NET).

Rap do Sahea

Abaixo transcrevo o rap feito pelo poeta Marcelo Sahea, inspirado pela discussão que ele tem fomentado sobre o edital de criação literária da Petrobras. Acompanhe as idéias do cabra aqui. E leia/cante o rap:

RAP DO POETA

Eu moro na CLN
Aqui em BSB
Não tenho ISBN
Mas tenho meu RG

refrão:
S. A. H. E. A.
Poeta fala mansa
mas que gosta de gritar
S. A. H. E. A.
Eu grito porque penso
e vou rimando o BE-A-BÁ (repete o refrão)

Tenho ABC no DNA
CPF no SPC
Eu não tirei MBA
O meu QI é meu QG

(refrão)

Esse é o RAP do poeta
Que publica sem brevê
Porque não tem ISBN
Mas tem o seu RG

(refrão)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Obrigado pela nota e o link sobre a minha, na sua correta avaliação, arriscada empreitada de adaptar para o cinema Um Romance de Geração. Espero não te decepcionar e aos fãs do Sérgio. Se quiser ver uma trecho, subi pro site uma ceninha. E o filme estréia daqui a duas semanas no Festival do Rio.
forte abraço
David