25 agosto 2007

Colóquio imperdível

O colóquio Deslocamentos e diálogos na literatura brasileira contemporânea, já anunciado aqui, é o grande acontecimento da semana. Entre os convidados, o escritor Salim Miguel. A programação eu já divulguei abaixo. O objetivo é discutir as diversas linhas seguidas e promovidas pela literatura surgida a partir da década de 1980. Imperdível.

A volta do grupo de leitura

O passado, do argentino Alan Pauls, vai marcar a volta pós-férias do Grupo de Leitura da UnB. O pessoal se reúne na próxima quarta, dia 29, às 15h, no auditório do TEL (ICC Central, 1° andar). Qualquer um pode participar; é só chegar. Notícias e resenhas, aqui.
Para os próximos encontros, estão previstas as discussões de O segundo tempo, de Michel Laub (14/9), Espiral de artilharia, de Ignacio Padilla (28/9) e vários outros. Até dezembro, o cronograma está cheio.

Cinema contemporâneo


O professor da UFRJ Denílson Lopes ministrará curso sobre cinema contemporâneo, no Rio de Janeiro. Veja a proposta abaixo e obtenha mais informações aqui.


Como compreender o cinema contemporâneo? O que aconteceu depois da época áurea do cinema moderno que vai do neo-realismo italiano aos cinemas novos do anos 1960? Tentaremos apresentar um panorama comparativo da diversidade de autores e propostas estéticas que emergem a partir dos anos 1970.
03 de setembro Crise das vanguardas. Emergência da pós-modernidade. Cruzamento de fronteiras entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massa. Resgate de gêneros cinematográficos: De Blade Runner a Matrix. Cinema e novas tecnologias: Peter Greenway e David Cronenberg.
10 de setembro Cinema e novos sujeitos sociais. O cinema feminino (Jane Campion). O melodrama e o cinema gay (Pedro Almodóvar). Cinema negro (Spike Lee). Poéticas do cotidiano e da intimidade (Kieslowski, Mike Leigh).
17 de setembro O Retorno do real. Boom do cinema iraniano (Abbas Kiarostami). Dogma 95 e novo cinema dinamarquês (Lars von Triers). Tarantino e a estetização da violência.
24 de setembro Cinema e multiculturalismo. Para além de cinemas nacionais. Emergência do cinema do extremo oriente (Wong Kar Wai, Tsai Ming Liang, Edward Yang, Hou Hsiao-Hsien, Ja Zhang-ke). É possível um cinema global?


Congresso – inscrições para trabalhos

O Instituto de Letras da UnB está recebendo trabalhos para participarem do X Congresso internacional de humanidades – Palavra e cultura na América Latina: heranças e desafios. O tema é “Diversidade cultural e integração latino-americana: diminuindo distâncias” e o congresso será realizado em 17, 18 e 19 de outubro, na UnB. Informações:
elgalaborde@gmail.com e 3307 2360.

Nenhum comentário: