03 fevereiro 2007

Novidade secreta

Está previsto para março o lançamento de algo que vai tanto movimentar positivamente o campo literário de Brasília, quanto causar (ou agravar) picuinhas, melindres e outras frescuras. Muitos poetas, contistas, romancistas e interessados em literatura vão passar a conhecer o habitat das inspirações. Uau. Aguardem.

Congresso de literatura comparada em julho

A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) promove de dois em dois anos um congresso internacional para discutir literatura. Alguns encontros regionais são realizados no ano que antecede o maior, como preparatório deste. Em 23, 24 e 25 de julho, acontecerá o XI Encontro Regional da ABRALIC, com o tema "Literaturas, artes, saberes". Nos próximos dias serão divulgados os simpósios e abertas as inscrições. Também haverá chamada para artigos a serem publicados na revista da associação. Veja o site. O encontro será na USP.

Debate e comentário da coluna L2

Fisgada da coluna de Sérgio Sá, no Pensar de hoje: Fernando Vilela, que lançou Lampião e Lancelote no fim do ano passado, participará de debate com Álvaro Faleiros e Alexandre Pilati sobre o livro. Será na Cultura (Casa Park), às 17h.

Sobre a nota a respeito de Mirisola, em que Sá anuncia a reedição de Fátima fez os pés para mostrar na choperia pela Estação Liberdade, o colunista opina que os livros de Mirisola "diagnosticam com precisão a idiotice do Brasil contemporâneo" e acrescenta, entre parênteses, "para quem tiver dúvida sobre isso, vale olhadela no Big Brother Brasil". Ao me deparar com essas manifestações empoladas, que ressaltam a superioridade do intelectual - e a necessidade de conhecimento, de educação etc. -, tendo mesmo a me recolher para refletir o quão babacas somos às vezes. E não falo de Mirisola, se é que já não perceberam. Até porque o autor de Joana a contragosto é muito interessante: cria narradores babacas contundentes e escatológicos, mas divertidos porque são resultado de uma teatralização de Mirisola, que ri de tudo (inclusive dessas colunas puritanas...). A saber, o Diego (Alemão) é o líder da semana.

Nenhum comentário: