30 julho 2008

Até eu sigo sem mim (e a vida acadêmica também)

Vivo o segundo do terceiro dia de uma licença saúde, em casa. Curto minhas tristezas, uma forte dor de garganta e meu filho lindo.

Mas falemos de academia.

A revista Participação da UnB, criada em 1987 para publicar artigos, comunicações, resenhas, opiniões e entrevistas, está sendo relançada este ano. Os interessados devem encaminhar seus trabalhos até 22 de agosto. As orientações e os critérios para envio de trabalhos estão no site www.revistaparticipacaodex.unb.br. A revista seguirá modelo científico e terá periodicidade semestral.

No Rio, dia 4, acontece a palestra "Uma diáspora descontente: cinema, militância política e identidade étnica no Brasil", com o prof. Jeffrey Lesser, da Emory University. Será no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, às 19hrs. A palestra será realizada em português.

A revista Aletria, da UFMG, recebe artigos que tratem de obras literárias de língua inglesa. O prazo é longo: 1° de maio de 2009. Dá pra preparar algo digno até lá. Veja as normas abaixo.

1. A revista Aletria aceita para publicação artigos inéditos em sua especialidade:
• ensaios sobre estudos literários e culturais;
• resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária;
Observação: não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto.
2. O material para publicação deverá ser encaminhado à equipe editorial da revista, e, em folha à parte, deve(m) o(s) autor(es) enviar, também, autorização para a publicação sem recebimento de direitos autorais.
3. Todos os trabalhos deverão ser enviados em duas vias impressas e em arquivo eletrônico em CD ou disquete, editado através do programa Microsoft Word for Windows versão 2.0 ou superior, em fonte Times New Roman, corpo 12, e espaço 2.
4. Só será aceito para publicação, de cada autor ou conjunto de autores, um artigo por ano.
5. Os trabalhos encaminhados não devem ultrapassar 20 páginas.
6. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto onde serão indicados: título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e a atividade que exerce na mesma; titulação acadêmica de cada autor; endereço pessoal e de trabalho completos, bem como telefones (e ramais, se for o caso); e-mail para contato.
7. O original, digitado em espaço duplo, fonte 12, Times New Roman, deve desenvolver-se na seguinte seqüência: título do trabalho, nome(s) do (s) autor(es) – um abaixo do outro –, filiação científica do(s) autor(es) e nome da (s) instituição(ões) a que se acha(m) vinculado(s) abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) – as informações de cada autor abaixo do nome respectivo –, resumo e três palavras-chave em português, texto, resumo e as mesmas três palavras-chave traduzidos para outra língua (inglês, francês ou espanhol), referências bibliográficas. Se houver agradecimento ou dedicatória, acrescentá-los antes do resumo em português.
8. As ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho) com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhasseparadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridas.
9. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé-de-página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página (se for o caso). CALVINO. Seis propostas para o próximo milênio, p. 12.
10. Referências bibliográficas: deverão aparecer completas, imediatamente após o final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) cujos elementos básicos especificamos a seguir:
a) Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação; b) Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo. c) Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.
11. As páginas deverão ser numeradas na margem superior direita.
12. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. Para indicar que fez a revisão, cada página deve vir rubricada pelo autor. A Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações.
13. Os originais enviados não serão devolvidos, mesmo que não tenham sido publicados.
14. O autor que tiver seu artigo publicado receberá três exemplares
da revista.
Endereço para correspondência:
Revista Aletria nº 20 – Faculdade de Letras da UFMG
Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários – 4º andar
Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus da Pampulha.
Belo Horizonte, MG – CEP 31270-901.
Comissão Editorial
Profa. Dra. Sandra Regina Goulart Almeida (presidente)
Prof. Dra. Luiz Fernando Ferreira Sá
Prof. Dra. Thomas LaBorie Burns

Nenhum comentário: